Na matéria de hoje, vamos te explicar o que é este estado que mais estão presentes em casos de acidentes ou doenças graves. Você sabe o que seria o estado de coma? O que acontece quando alguém entra em estado de coma? Tem como sair rápido disso? O estado de coma é algo tão grave assim? Veja na matéria.
O que é o estado de coma?
Em termos gerais, o coma é um indício de que o sistema nervoso central de uma pessoa esta sendo comprometido. Esse estado no organismo afeta toda a sua consciência e faz o indivíduo ficar comprometido com sua capacidade de abrir os olhos, pronunciar alguma palavra, reagir a algum comando simples, além de demonstrar pouquíssima ou nenhuma reação a estímulos. Um estado de consciência em que você não pode ser despertado.
Qual é o tempo de duração?
Dizer sobre o tempo de duração de um coma é bastante complicado e difícil de se definir, segundo os médicos. Alguns chegam a durar dias ou até mesmo anos. De acordo com Regina Marcia Cardoso de Sousa, professora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), “A função cardíaca também pode estar normal ou comprometida e, dependendo da situação, a pessoa pode precisar de uma droga para mantê-la”. Enquanto se está em estado de coma, o sujeito é alimentado por meio de sondas e a aplicação de remédios é feita por injeção direta na veia.
Os tipos de coma
Causar coma em alguém só é possível por duas maneiras diferentes. Uma delas é lesando toda a região do córtex, que só ocorre quando falta sangue de uma maneira geral no seu cérebro. A outra causa é a pessoa lesionando somente a área de ativação cerebral, que fica localizada no tronco. Uma das causas dessa lesão acontece por conta de hemorragia, presença de um tumor ou pela falta de sangue.
AVC uma das principais causas de coma
Os médicos chamam uma das principais causas de coma em todo o mundo de AVC ou o famoso “Acidente Vascular Cerebral”. Os acidentes acontecem quando se lesionam algum dos vasos sanguíneos do sistema nervoso. Eles são leves estruturas em formato de pequenos tubos e sua função principal é fazer com que o sangue circule pelo corpo todo, principalmente na região do cérebro.
Tratamento para o coma
O tratamento baseia-se em reverter a causa que levou o doente a esse estado de inconsciência. A sedação do paciente é um dos tratamentos mais indicados. “Quando há um edema muito grande no cérebro, por exemplo, o adoentado é sedado para diminuir o metabolismo cerebral e exigir o mínimo possível daquela área, na tentativa de que se recupere. Com isso, consegue-se diminuir o dano às células nervosas e evitar mais lesões”, diz Regina. Em casos mais graves, a pessoa pode voltar a abrir os olhos. O indivíduo também pode entrar em estado vegetativo ou até mesmo chegar a ter uma morte cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário