sexta-feira, 3 de julho de 2015

Reportagem interessante sobre alimentação de crianças

Hoje no Bom Dia Brasil uma pediatra foi entrevistada e o assunto foi alimentação das crianças. Segue o resumo da entrevista: 

Pediatra diz que crianças se recusam a comer para fazer chantagem com pais 
O que fazer quando a criança de recusa a comer mesmo? A pediatra do Hospital das Clínicas Ana Maria Escobar admite que é difícil fazer as crianças comerem comidas saudáveis. 

O que fazer quando a criança de recusa a comer mesmo? A pediatra do Hospital das Clínicas Ana Maria Escobar admite que é difícil fazer as crianças comerem comidas saudáveis. 

A médica diz que os pais devem saber que as crianças usam a hora da refeição para fazer chantagem: “Se a criança percebe que a alimentação é motivo de preocupação para os pais, ela pode deixar de comer. A situação vai ficando cada vez mais difícil. Os pais oferecem, a criança não quer, eles entram em desespero”. 

Como romper esse ciclo? “Ninguém morre de fome com comida ao seu alcance. As crianças que não comem utilizam isso para fazer chantagem. Para acabar com isso, as mães têm que conversar com o médico. Vão ser duas ou três semanas de desespero. A mãe tem que colocar o prato, deixar na mesa. Se a criança quiser comer, ela vai comer. O ideal é que a mãe não fique perto. Pode ser que nos primeiros dias a criança não coma nada. Mas depois vamos reverter esse ciclo”, destaca a pediatra Ana Maria Escobar. 

A médica destaca que é o exemplo dos pais é muito importante: “A refeição é um ato social. É gostoso comer junto, é uma hora que a família se encontra. Se o pai come, não precisa fazer a propaganda de que brócolis é gostoso. A criança vê e entende. Os pais não devem mostrar preocupação exagerada no fato de a criança não estar comendo. Cada criança tem uma quantidade de comida que satisfaz. Pode ser menos do que a mãe acha que é o ideal”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário